terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O surgimento de Crise & Comunicação

Há alguma semanas, em vários eventos ouvi afirmações como “esta crise põe em xeque marcas e reputações”. A afirmação está errada quando se refere somente ao atual cenário econômico mundial. O que ocorre é que toda crise sempre coloca em xeque marcas e reputações. Não há gerenciamento de crise se o que se busca é zelar pela marca, pelo menor dano, pela preservação.

O que falta ser dito é que não existe o zelo pela marca a qualquer preço. Se esta atividade não tiver assentada nos princípio da verdade, da transparência junto a todos os públicos e no diálogo, não há gerenciamento de crise, e sim maquiagem. E é esta maquiagem que está se dissolvendo: já estamos vendo marcas que há pouco eram admiradas e hoje mostram-se apáticas, sem brilho e sem o glamour de antes. Eram marcas construídas sobre bases frágeis que não suportam a tempestade do presente.

Quando a LVBA, por meio de sua unidade LVBA Interativa, decidiu organizar este blog tinha um único objetivo: ajudar o mercado – empresas, entidades, agências, universidades – a entender que crise só é oportunidade se for gerenciada com técnica, com visão estratégica e profissionalismo.

Sejam bem-vindos a este mundo de conhecimento!

Fomos buscar o máximo de referências em relação ao tema e temos a ambição de, com a colaboração de todos, construirmos um espaço que possa se tornar referência no mercado da comunicação quando o assunto for crise.

Fiquem à vontade para postar comentários ou para indicar materiais que possam complementar o nosso espaço. Afinal, temos certeza, que 2009 será o ano para provar que só comunicação estruturada é capaz de gerenciar momentos de crise a fim de, não somente zelar pela marca mas, principalmente, para ajudar a construir reputações sólidas.

Gisele Lorenzetti é Diretora Executiva da LVBA Comunicação

7 comentários:

yara disse...

Gisele, querida

Parabéns pela iniciativa. O nosso mercado precisava de ações como esta vindas de empresas como a sua:competentes e avançadas. Conte comigo e com meu blog para colaborar.
Yara Peres
www.blogdayara.com.br

Ana Aragão disse...

Gisele, parabéns! Iniciativa fantástica. A troca de experiências (e de conhecimentos) fará com que possamos aprender mais e crescer. Conte conosco!
Ana Aragão
Signo Comunicação

Rodrigo Cogo disse...

Equipe LVBA Interativa (em especial Gisele e Rodrigo), um espaço com a marca da agência, que transmite seriedade, coerência e capacidade, só pode dar certo. Parabéns pela escolha do tema e pela ousadia de manter mais este canal de troca.

Anônimo disse...

Belo insight, Gi! Só tome cuidado para que o blog não se transforme numa espécie de porta-voz da crise, que, aliás, já tem toda a mídia para que se transformada de uma crise financeira em uma crise do medo. Como tenho falado e escrito ultimamente, se o mercado está à beira de um ataque de nervos, quem souber oferece o calmante certo irá se dar bem. Beijos.

Anônimo disse...

Ops.. o "Anônimo" sou eu. Bjs. Fábio

Carol Terra disse...

Parabéns pela iniciativa e por se propor a ser um ambiente de concentração do tema. Com certeza, estará em meus favoritos. Abraços, Carol Terra (Http://rpalavreando.blogspot.com)

Anônimo disse...

Gisele, parabéns. esse espaço criado é fundamental para que possamos discutir nossas dúvidas e ampliar nossos horizontes.
Uma visão para além do que está na mídia é fundamental no momento de tantas incertezas.
Um abraço,
Ivone Oliveira
PucMinas