tag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post6848090286850592411..comments2023-10-24T09:22:38.529-03:00Comments on Crise & Comunicação: Não fale em crise, trabalheLVBA Comunicaçãohttp://www.blogger.com/profile/10934914151636720268noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-88210852422480484492008-12-14T19:17:00.000-02:002008-12-14T19:17:00.000-02:00Caro Paulo, seus artigos, como sempre, são esclare...Caro Paulo, seus artigos, como sempre, são esclarecedores e informativos. Os dados da pesquisa da IABC são muito significativos e merecem uma análise detalhada para uma correlação com o cenário brasileiro. De um modo geral, a maioria dos comunicadores, mesmo quando ocupando cargo de direção, não tem autonomia para decidir ou determinar a política de comunicação no contexto de crise. Geralmente, a corporation, a holding ou os donos determinam o que "pode" e o que "deve" ser comunicado. Ainda estamos muito distantes de um ambiente corporativo democrático e transparente. Com certeza, os "educomunicadores" terão papel primordial na transformação dessa realidade. De forma lenta e gradativa, essa transformação já está acontecendo. E aqui no Brasil, devemos reconhecer o papel da ABERJE como agente de transformação. Que a crise sirva de lição para os dirigentes empresariais darem maior relevância à comunicação empresarial verdadeira e orgânica.<BR/>Avante!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-55796976112126288442008-12-10T23:32:00.000-02:002008-12-10T23:32:00.000-02:00Boa noite.Acredito que o momento seja de reflexão ...Boa noite.<BR/>Acredito que o momento seja de reflexão e de adequação para atuação em um novo cenário, enfrentado não só pelo departamento de comunicação mas pela empresa como um todo.<BR/>A transparência e o conhecimento dos profissionais de comunicação das consequências da crise (se ela existir) são imprescindíveis.<BR/>Inclusive, acredito que devamos conhecer as necessidades e problemas enfrentados pelos públicos prioritários da organização e auxiliá-los, das formas possíveis, a passarem pelos momentos de crise - estreitando relacionamentos.<BR/>A crise é o momento em que a sociedade pede por ética e o mercado por uma solução. Não tornemos maiores coisas que não são e não negligenciemos problemas reais que devam ser resolvidos.<BR/><BR/>Aurélio Martins Favarin<BR/>www.tcccomunicacao.blogspot.com.Aurélio Martins Favarinhttps://www.blogger.com/profile/11462134053973574134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-87407251600847301432008-12-10T11:48:00.000-02:002008-12-10T11:48:00.000-02:00Boa, professor. É, justamente, em momentos adverso...Boa, professor. É, justamente, em momentos adversos, que empresas devem mostrar aos seus públicos o quanto são sólidas, para não sofrerem com a onda de boatos e com o descrédito de seu negócio. Se a organização não ocupar seu espaço no debate, levando suas mensagens aos seus stakeholders, alguém fará isso por ela e em nome dela. Parabéns<BR/>Rodrigo PadronAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-4086214780687454342008-12-10T08:14:00.000-02:002008-12-10T08:14:00.000-02:00Caro Paulo, realmente está na hora dessa moçada br...Caro Paulo, realmente está na hora dessa moçada bronzeada mostrar o seu valor! Em outras palavras, é numa crise que um profissional de comunicação tem a grande oportunidade para justificar - ou não - sua existência. Abraços.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-90894206931779184182008-12-10T00:08:00.000-02:002008-12-10T00:08:00.000-02:00Excelente o texto. Nos últimos tempos a crise viro...Excelente o texto. Nos últimos tempos a crise virou a razão (ou será a desculpa?) para todas as decisões e não-decisões, profissionais e pessoais. Até mesmo aquelas que em nada tinham a ver com o atual momento.<BR/>Não temos que ser polianas, mas muito menos apocalípticos! Temos é que continuar a trabalhar estrategicamente com este novo cenário.<BR/>Parabéns!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-747192274230599171.post-5617591208461114762008-12-09T17:43:00.000-02:002008-12-09T17:43:00.000-02:00O formato da crise acompanha o formato da comunica...O formato da crise acompanha o formato da comunicação.O seu tamanho e profundidade ganham novas dimensões e cores dependendo da comunicação que fazemos.A responsabilidade dos profissionais de comunicação corporativa, neste momento,é enorme. Não podemos postergar os momentos corretos de comunicar e nem nos antecipar a eles.Não podemos ser mais pessimistas do que a realidade permite e nem brincar de Poliana quando as empresas precisam de pés no chão.<BR/>Parabéns pelo texto, querido.<BR/>Yara Peres<BR/>www.blogdayara.com.bryarahttps://www.blogger.com/profile/11184504700865295729noreply@blogger.com